Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Partebilhas

O conteúdo deste blogue é da responsabilidade de MANUEL PERALTA GODINHO E CUNHA e pode ser reproduzido noutros sítios que não pertençam ao autor porque o importante é a divulgação da tauromaquia.

O conteúdo deste blogue é da responsabilidade de MANUEL PERALTA GODINHO E CUNHA e pode ser reproduzido noutros sítios que não pertençam ao autor porque o importante é a divulgação da tauromaquia.

53 anos depois

Emblema do Grupo de Forcados Amadores de Évpra.jp

Em 11 de Agosto de 1963 e na Praça de Toiros do Redondo apresentou-se pela primeira vez o Grupo de Forcados Amadores de Évora para pegar 6 toiros de ganadero Manuel Lampreia.

Fardaram-se nessa primeira corrida:

João António Nunes Patinhas (cabo), Manuel José Ramos de Figueiredo, Joaquim Manuel Goucha, Dom João Mário Rosazza Ferraris de Saldanha, João Bonneville Franco, João Adriano Berthelot Cortes, Dom Estevam Maria de Sá Coutinho de Lancastre, Manuel Peralta Godinho e Cunha, Luís Rui de Sousa Campos Cabral, Francisco José Serra Picão Abreu, Evaristo Manuel Alves Cutileiro, José Eduardo Martinho Colaço, Joaquim Augusto Serrão Fialho, José do Rosário Oleiro Maltez e António Oleiro Maltez.

A apresentação no Campo Pequeno, 3ª. corrida do Grupo – em 12 de Setembro de 1963 – só foi realizada dado o bom relacionamento de João Patinhas com a empresa, o que causou alguma admiração geral, porque não era fácil um grupo de forcados apresentar-se no ano da sua fundação na primeira praça de toiros do país. Nessa noite foi João Patinhas a abrir praça, realizando uma bela pega de caras com boa primeira ajuda de José Eduardo Colaço.

Ao longo deste 53 anos e sem interrupção, o Grupo de Forcados Amadores de Évora teve os seguintes cabos; João Nunes Patinhas, João Pedro Oliveira, João Pedro Murteira Rosado, Bernardo Salgueiro Patinhas e António Vaz Freire Alfacinha.

Livro João Patinhas-I 003.tif

 

Praça de Toiros do Campo Pequeno - 12 de Setembro de 1963

João Nunes Patinhas, Manuel Ramos de Figueiredo

João Bonneville Franco e Dom Estevam de Lancastre

(mascote: Cachapim)

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D