Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Partebilhas

O conteúdo deste blogue é da responsabilidade de MANUEL PERALTA GODINHO E CUNHA e pode ser reproduzido noutros sítios que não pertençam ao autor porque o importante é a divulgação da tauromaquia.

O conteúdo deste blogue é da responsabilidade de MANUEL PERALTA GODINHO E CUNHA e pode ser reproduzido noutros sítios que não pertençam ao autor porque o importante é a divulgação da tauromaquia.

Corpus Christi

Praça de Santarém.jpg

 

Evento católico que se realiza na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade e conhecido em Portugal como Dia do Corpo de Deus.

Aproveitando o feriado, este dia tem sido assinalado com inúmeras corridas de toiros na Península Ibérica ao longo dos anos.

Também no historial taurino de Santarém se pode verificar que desde o começo do século XX se realizaram touradas nesse dia santo e há registos nos jornais de curiosas notícias relacionadas com os festejos executados nas Praças de Toiros de Santarém, como por exemplo a de 21 de Maio de 1910 onde se relata que um dos toiros saltou as duas trincheiras e no sector do sol investiu no público, depois voltou para a arena e novamente saltou para as bancadas, desta vez da sombra, tendo colhido o espectador Alfredo Senna Azevedo que era o Administrador da Casa Cadaval “que ficou muito danificado”.

Ultimamente o feriado do Dia do Corpo de Deus não tem sido aproveitado pelas Empresas para a realização de corridas na Praça Monumental de Santarém – propriedade da Santa Casa da Misericórdia – e tal bem poderia ter sido neste ano de 2017 porque coincidiu no período da Feira Nacional de Agricultura, Feira que alguns ainda a querem chamar “do Ribatejo” não obstante os organizadores do Ribatejo estarem esquecidos.

Livro Praças de Toiros de Santarém.png

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D