Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Partebilhas

O conteúdo deste blogue é da responsabilidade de MANUEL PERALTA GODINHO E CUNHA e pode ser reproduzido noutros sítios que não pertençam ao autor porque o importante é a divulgação da tauromaquia.

O conteúdo deste blogue é da responsabilidade de MANUEL PERALTA GODINHO E CUNHA e pode ser reproduzido noutros sítios que não pertençam ao autor porque o importante é a divulgação da tauromaquia.

Corpus-Christi

Livro Praças de Toiros de Samtarém.png

Santarém – 26 de Maio de 1910

Dia de Corpo de Deus, feriado. Como habitualmente, realizou-se uma tourada na Praça de Toiros, conhecida como “Praça Velha, ao Campo de Fora de Vila” e nessa tarde foram corridos toiros da ganadaria da Excelentíssima Condessa da Junqueira, que os ofereceu para o efeito, porque o resultado líquido do espectáculo foi destinado ao Hospital de Jesus Cristo.

Segundo um jornal que se publicava na cidade de Santarém, “antes de começar a corrida, um toiro saltou a trincheira e a barreira, colheu diversos espectadores e assustou outros, forçou a divisória do sector do Sol, que era de ferro e arame, vindo a cair na trincheira e fracturado a espinha.”

Também o 7º. toiro, saltou para o público e houve muitos feridos. O jornal refere que oInteligente” António Cruz teve enorme serenidade porque “permaneceu sempre no seu posto, qual comandante de navio durante um naufrágio, tendo o toiro passado por ele sem reparar no seu vulto”.

Também o final foi muito conturbado, como ficou registado no mesmo jornal “À saída, uns mal-intencionados lembraram-se de gritar que fugira um toiro e isso deu motivo a novas e desordenadas correrias, a inúmeras quedas no Campo Sá da Bandeira e no Passeio da Rainha. Um estudante com medo atirou-se do muro de suporte, ficando muito contuso, a ponto de ir de carro para o hospital. Na Administração do Concelho ficaram depositados alguns objectos perdidos durante a fuga da Praça”.

 

 

7 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D