Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Partebilhas

O conteúdo deste blogue é da responsabilidade de MANUEL PERALTA GODINHO E CUNHA e pode ser reproduzido noutros sítios que não pertençam ao autor porque o importante é a divulgação da tauromaquia.

O conteúdo deste blogue é da responsabilidade de MANUEL PERALTA GODINHO E CUNHA e pode ser reproduzido noutros sítios que não pertençam ao autor porque o importante é a divulgação da tauromaquia.

Fotógrafos fora de sítio

Em Sevilha.jpg

O início do espectáculo tauromáquico começa com a abertura das portas do pátio das quadrilhas e o desfile dos intervenientes ao som de música que em Portugal tem o nome de “cortesias” e em Espanha “paseíllo”. Sendo diferentes, têm a mesma finalidade que é a apresentação ao público dos artistas que irão actuar, sendo de grande agrado popular pelas cores e brilho dos trajes.

A foto é do início do “paseíllo” da tarde do dia 5 de Maio de 2017 na Praça de Sevilha e tal como em muitas corridas em Espanha estão diversos fotógrafos taurinos querendo registar imagens dos toureiros num corrupio desordenado que, visto das bancadas, desfeia um aspecto do espectáculo que não deve perder a dignidade.

Não havendo dúvida sobre a inestimável valia dos registos fotográficos nem da sua continuação, porém, com o avanço da tecnologia que se tem verificado em todo o material utilizado para fotografar, hoje não há a necessidade da presença dos fotógrafos naquele local da arena e em frente dos toureiros.

Um hábito feio e que deslustra uma imagem que poderia ser bonita e que hoje não tem razão de ser.

Continuariam a aparecer as fotos porque há material suficiente e capaz para isso e muito mais.

É  de Simon Casas, empresário da Praça de Toiros de Las Ventas, a frase lapidar:

«La ecuación para velar por la tauromaquia es adaptarse a la modernidad respetando la esencia y lo ancestral: lo que no evoluciona desaparece».

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D