Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Partebilhas

O conteúdo deste blogue é da responsabilidade de MANUEL PERALTA GODINHO E CUNHA e pode ser reproduzido noutros sítios que não pertençam ao autor porque o importante é a divulgação da tauromaquia.

O conteúdo deste blogue é da responsabilidade de MANUEL PERALTA GODINHO E CUNHA e pode ser reproduzido noutros sítios que não pertençam ao autor porque o importante é a divulgação da tauromaquia.

Tourada à portuguesa

Toureiro-Quadro de Simão da Veiga.jpg

 

As touradas à portuguesa que hoje são apresentadas com cavaleiros e forcados nem sempre assim foram, nomeadamente no século XIX e começo do século XX, onde os cartazes anunciavam os nomes dos artistas, muitas vezes com a indicação da ordem de actuação, sendo uns toiros para os cavaleiros e outros para os capinhas.

Portanto alguns toiros eram lidados a cavalo e outros a pé e com toiros embolados.

Esse toureio a pé resumia-se a uns lances da capote e bandarilhas, não obstante um ou outro bandarilheiro utilizar a muleta para dar alguns passes. No final destas lides a pé, os toiros eram pegados pelos forcados se o Inteligente o ordenasse.

Assim, em 4 de Julho de 1875 realizou-se uma tourada ao uso da época na Praça da Junqueira, em Lisboa, com 13 toiros da Excelentíssima Senhora Condessa de Belmonte, mas com a informação, no respectivo cartaz, que um dos toiros tinha a bonita idade de 9 anos.

Dois toiros seriam lidados a cavalo por João Miguel Salgado e os restantes lidados a pé pelos capinhas João da Cruz Calabaça, João dos Reis Sancho, Manuel Botas, António Ribeiro Santareno e José Garcia.

Para pegar os toiros que o Inteligente indicasse estariam em Praça os Moços de Forcado, anunciados como “Um aguerrido, corajoso, simpático, valentíssimo e denodado Grupo dos mais atrevidos pegadores de Vila Franca de Xira.”

Outros tempos.

 

 

“Toureiro” - A pintura aqui exposta é da autoria de Simão Luís da Veiga (1878-1963)

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D