Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Partebilhas

O conteúdo deste blogue é da responsabilidade de MANUEL PERALTA GODINHO E CUNHA e pode ser reproduzido noutros sítios que não pertençam ao autor porque o importante é a divulgação da tauromaquia.

O conteúdo deste blogue é da responsabilidade de MANUEL PERALTA GODINHO E CUNHA e pode ser reproduzido noutros sítios que não pertençam ao autor porque o importante é a divulgação da tauromaquia.

Sobre João Patinhas (12)

Laçamento do Livro João Patinhas - Um Forcado.pn

 

Do livro “João Patinhas – Um Forcado”

“A particularidade deste livro é a de ser o primeiro em todo o mundo sobre a figura de um forcado e o desejo de deixar mais um registo de um tema que é um símbolo nacional e que está muito relacionado com o Alentejo e as suas tradições: a PEGA que em Évora é vista na sua praça de toiros em silêncio, o tal silêncio que deve envolver o cite, o momento tão grande de um tempo tão curto desta arte bem portuguesa de pegar toiros e que João Patinhas tão bem dignificou.” – 1ª. edição

“João Patinhas envergou com dignidade as jaquetas de três dos principais grupos de forcados amadores: de Santarém, de Montemor-o-Novo e de Évora e à Câmara Municipal de Santarém se deve a iniciativa desta 2ª. edição, por o seu Presidente, Dr. Francisco Moita Flores, se ter interessado na sua divulgação no Dia de Portugal, que neste ano de 2009 tem as suas comemorações nesta cidade que é a capital do Ribatejo.

Ribatejo que está habituado ver os seus jovens bater as palmas aos toiros, que sabe que a pega é um símbolo nacional e que esta nos distingue das outras tauromaquias.” – 2ª edição

 

Nas minhas palavras de agradecimento no livro João Patinhas – Um Forcado

1ª. Edição: Novembro de 2008

2ª. Edição: Maio de 2009

 

 

 

Nas Fotos:

  • Aquando do lançamento da 1ª. edição do livro “João Patinhas – Um Forcado” em Dezembro de 2008 – João António Nunes Patinhas, Manuel Peralta Godinho e Cunha e João Pedro Murteira Rosado.
  • 2ª. edição do livro “João Patinhas – Um Forcado”

 

Nota explicativa: Quando se aproximava o 45º. Aniversário do Grupo de Forcados Amadores de Évora, conversei com o cabo João Pedro Rosado sobre a ideia de se fazer um livro sobre João Patinhas cuja presença nas arenas tinha sido de 34 anos, dos quais 26 a comandar o Grupo de Évora. Imediatamente João Pedro Rosado concordou com a ideia e falámos depois com João Patinhas para lhe perguntar se concordava e autorizava. João Patinhas ficou admirado e naturalmente consentiu que se avançasse com o projecto. Fez-se uma edição de 400 exemplares que se esgotaram rapidamente.

Em Abril de 2009 o Dr. Francisco Moita Flores – Presidente da Câmara Municipal de Santarém – conversou com João Patinhas com o objectivo de fazer uma encomenda de 200 livros que desejava adquirir para a Câmara poder oferecer aos embaixadores dos países representados no nosso país e a outras personalidades porque o Dia de Portugal seria comemorado nesse ano na cidade de Santarém. Assim e para se poder fazer esse fornecimento a Associação de Forcados Amadores de Évora resolveu fazer a 2ª. edição de 400 exemplares.

Livro João Patinhas - a segunda edição.jpg

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2017
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2016
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D